Hora de confiar em si
Quantas vezes você já se olhou no espelho e se sentiu insuficiente? Quantas vezes você sentiu que precisava estudar mais um pouco, se preparar mais um pouco antes de ser posta à prova?
Esse é o caso de boa parte das mulheres no mercado de trabalho, sobretudo daquelas em posição de liderança. A verdade é que não importa o quanto somos especializadas em determinada área ou o quanto estamos preparadas para um cargo, a sensação de incapacidade acompanha um número enorme de nós.
No livro “A Síndrome de Impostora”, da psicoterapeuta Anne de Montarlot e da jornalista Élisabeth Cadoche, há relatos de nomes como Angela Merkel, ex-chanceler da Alemanha, Michelle Obama, ex-Primeira Dama dos EUA e a ex-Ministra da Saúde da França, Simone Veil. Todas tinham em comum, além de grandes cargos de poder, o medo de terem sua “incapacidade” revelada.
Esse medo pode ser paralisante e leva muitas profissionais a não inovarem por receio de errar. E, por ser um problema que atinge mulheres em qualquer nível de poder e influência, acredito que caiba às empresas pensar em espaços de trabalho mais acolhedores, que incentivem as mulheres do time a um desenvolvimento mais seguro. Com isso, ganham as profissionais e ganham as empresas.
E, para as mulheres que me acompanham aqui: acreditem, vocês são tão capacitadas quanto qualquer outro profissional da sua área. Que o medo de errar não nos impeça de mostrar toda a nossa potência!