Empatia como motor da inovação

Kari Silveira
1 min readSep 3, 2022

Você já parou para pensar em quantas invenções aparentemente incríveis se tornam obsoletas em pouquíssimo tempo? Pode não parecer, mas isso tem tudo a ver com empatia.

Neste artigo recente da MIT Review, o Andrea Iorio fala sobre a importância da empatia para a construção de projetos realmente inovadores.

E inovar é criar soluções verdadeiras para as dores dos clientes, mesmo que eles não saibam reconhecê-las ou expressá-las. Para isso, mais do que ser muito criativo ou um grande especialista em determinado assunto, é fundamental ter um olhar empático.

A partir do momento em que você consegue se colocar no lugar do outro e ver o mundo pelo prisma das dores e necessidades dele, criar algo que solucione essas dores se torna uma tarefa muito mais fácil (e eficaz!).

À análise feita pelo Iorio, eu acrescentaria apenas que empatia não surge de uma hora para outra. Pelo contrário, é um exercício diário do nosso olhar para o mundo, especialmente se desejamos inovar.

Para ler o artigo completo, é só clicar nesse link. Vale muito a pena!

--

--

Kari Silveira

Co-fundadora e CPO da Impulso. Sou uma “pessoa de pessoas” que adora resolver problemas, pensar soluções, desenhar processos e integrar times.